top of page

COMO LIDAR COM BORDER COLLIE

Atualizado: 20 de jan. de 2023


O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, aprende com muita facilidade e tem grande capacidade de obedecer a comandos de voz. A raça foi desenvolvida para o trabalho de pastoreio. O Border surgiu nas regiões da Inglaterra e Escócia pois era necessário um cão que subisse as montanhas, para trazer o rebanho de ovelhas de volta.



Com treinamento adequado, o Border Collie trabalha controlando as ovelhas através do olhar, como se estivesse fitando uma presa para atacar, com o rabo abaixado e quase se rastejando. Quem convive com essa raça conhece bem este olhar penetrante!


"Border Collies são os Einsteins do mundo canino. Todos nossos pets são gênios, mas os Border Collies estão acima de todos!

Seja, você, a inveja de seus colegas com o show que seu Border pode apresentar, treinando-o em habilidades de agilidade!"


Border Collies têm alguns comportamentos clássicos:


  • “stalking” (o famoso “olhar”) e “flanquear” (cercar, ladear); visão aguçada, coragem de caçador; por isso, são ótimos como cão de guarda

  • níveis de energia muito altos; por isso, necessitam de uma boa quantidade de exercício, tanto mental quanto físico

  • espertos e rápidos no aprendizado de tarefas; por isso, são ótimas companhias, leais e obedientes

  • têm um forte olfato; por isso, sempre adoram jogos de esconde-esconde

  • dóceis, gostam de crianças, fiéis e devotados ao dono; por isso, se adaptam a residências.

  • amam a liberdade e a amplidão de espaços para gastar toda a energia; por isso, ficarão muito felizes em sair, com sol ou chuva, e se sujar na lama.

  • são afetuosos e criam um vínculo forte com a família; por isso, adoram elogios


Então, como lidar com o seu Border Collie:


  • Treine seu cão com comando simples e linguagem firme, e sempre o elogie, para condicioná-lo ao comportamento correto. Utilize comandos de uma só palavra para tornar mais fácil sua lembrança. Por exemplo, use “pega” em vez de “vá pegar” ou diga “sit” em vez de dizer “sit down”

  • Tenha sempre paciência, porque se você se irrita com ele, só vai dificultar o adestramento. Então, se você o treinou por tanto tempo e ele ainda não aprendeu, evite gritar com ele, use voz firme e suave

  • Leve seu cão para correr ou caminhar, ao seu lado, o que ajudará a manter a saúde de ambos; exercícios físicos são fundamentais para essa raça

  • Brinque com ele o máximo que puder para mantê-lo saudável e feliz. Utilize jogos básicos, como esconder objetos e petiscos, buscar bolas atiradas, pular para pegar objetos; use comandos de sentar, deitar, ficar junto, girar, pular obstáculos. Exercícios mentais são fundamentais para essa raça.

  • Socialize-o, com encontros com pessoas e outros cães para amenizar seus instintos de caça e perseguição


Referências:

1.https://globorural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2013/12/como-criar-border.html

5.https://outdoordogfun.com/top-tips-for-managing-border-collie-energy-levels/

Commentaires


whatsapp.png
bottom of page